terça-feira, 3 de abril de 2007

O maravilhoso mundo de Bolonha...

Descobri há dois dias que Bolonha chegou ao meu curso, da maneira mais anormal que seria de esperar. Se decidir não fazer a tese (cadeira de seminário) e por exemplo a cadeira de filosofia política, chumbo de ano. Ao chumbar de ano entro em Bolonh. Ao entrar em Bolonha tenho o curso feito porque fico com equivalências para isso. Neste caso não é muito compensador, porque se perde o estágio e fica-se licenciado por Bolonha, o que parecendo que não, já que aguentámos lá 4 anos, não compensa.
Mas, para quem quiser continuar e fazer o mestrado compensa claramente chumbar de ano agora e entrar directamente no mestrado por Bolonha...sim, porque neste caso, a tese ou o estágio, ou o projecto final fazem-se no final do mestrado e portanto não há necessidade de fazer agora, correndo até o risco de, (por causa do estágio, relatório de estágio, etc), ficar com a licentciatura só em outubro por exemplo e o mestrado começar em Setembro, e deta maneira perder um ano...

Isto é muito confuso, e mesmo eu ainda estou a estudar isto como deve ser e a tentar perceber a fundo o que é que isto implica. De qualquer maneira não me parece normal que nos "informem" disto no último semestre do nosso curso...

Sem comentários: