quarta-feira, 24 de outubro de 2007

Update!

Desde há três semanas que vou saindo em reportagem. A acompanhar jornalistas, claro, nunca sozinha (pelo menos para já!). E então, vou ter com eles na Sala de Redacção, apresento-me e pergunto se se importam que vá com eles! Até à data tenho tido soret e têm-me dito sempre que sim!
A primeira vez que sai foi para uma manifestação non Marquês, e o jornalista mandou-me com o câmara, sozinha, entrevistar pessoas! E lá fui eu, um bocado nervosa claro, atrapalhada também, mas a coisa não correu muito mal.
Já aconpanhei coisas mesmo diferentes: uma chegada ao aeroporto de Lisboa dos atletas dos jogos Special Olympics, uma reportagem em que se acendeu uma lâmpada debaixo de um poste de alta tensão (a lâmpada acendeu sozinha!), uma entrevista a uma doente celíaca, a um homem que montou em Nova Iorque uma empresa de limosinas que transporta todos os famosos portugueses, fui a exposição do Centro Pompidou e ontem fui à Assembleia da República onde estão moradores de Silves fazer greve de fome em protesto contra a REN.
É lindo! Pela primeira vez estou a perceber que se calhar é mesmo isto que quero fazer da minha vida, ando entusiasmada, ando a ter bom feed back das pessoas, no fundo ando mesmo feliz!
Depois de sair em reportagem volto para a redacção e aí, um bocado por minha conta agarro-me ao computador e tento escrever o texto das peças. Vejo as imagens, vou escrevendo e depois peça a alguém que me veja. Ou então colo-me ao jornalista com quem saí e fico a vê-los montar a peça.
No meio disto tudo aprende-se imenso. E tenho tido tanta sorte que têm sido todos emsmo prestáveis comigo, com imensa pachorra para estarem a ensinar a estagiária! Já me vou sentindo mesno presa a escrever textos para peças e mais à vontade no programa de computador em que se montam as peças. Neste programa vou montando coisas para treinar também por minha conta e depois peço a alguém para me ver!
Quando sair da agenda (trabalho de computador o dia inteiro, a receber tudo quanto é notícias, comunicados de imprensa, etc) vou passar para uma das edições e aí já ter um trabalho diferente, directamente com jornalistas, a montar off's e cenas mais giras!!
Mas assim com este trabalho que estou a fazer agora vou-me sentir com certeza mais à vontade e ter um trabalho mais produtivo e útil!
Deixo-vos com uns links para umas reportagens que acompanhei, poder ser que tenham alguma surpresa se estiverem com atenção!
Mais de resto vou aproveitando outras coisas boas da sic, como alguns convites para festas, bilhetes para concertos e cenas, mas a melhor de todas: a festa dos 15 anos da sic!! Que festão!
Beijos cheios de saudades a todos!

Se quiserem dá para verem o vídeo da peça!

http://sic.sapo.pt/online/noticias/vida/20071010+Luz+a+partir+do+ar.htm (lâmpadas)

http://sic.sapo.pt/online/noticias/desporto/16102007+Atletas+portugueses+recebidos+em+euforia.htm (special olympics)

http://sic.sapo.pt/online/noticias/cartaz/20071022videoarte.htm (Centro Pompidou)

http://sic.sapo.pt/online/noticias/pais/20071023Greve+de+fome+contra+alta+tensao.htm (greve fome)

http://sic.sapo.pt/online/noticias/cartaz/18102007+Ao+Volante+do+Poder+lan%C3%A7ado+ontem+em+Lisboa.htm (ao volante do poder)

Sem comentários: